Buscar
  • Rhaissa Tavares

O FUTURO DA ENERGIA SOLAR SÃO PAINÉIS DUPLOS QUE SEGUEM O SOL


Fonte: Google Imagens


A maioria dos painéis solares captura a luz solar de apenas um lado, o que significa que eles podem capturar mais ou menos luz dela dependendo de onde o Sol está no céu. Nos últimos anos, eles se tornaram muito mais eficientes, normalmente convertendo cerca de 22% da luz que capturam em energia.

.

Em um novo estudo publicado na revista Joule nesta terça-feira (3), os cientistas criaram uma maneira de aumentar ainda mais essa porcentagem: painéis solares de dupla face que podem se mover para seguir o Sol.

.

Basicamente, esses painéis podem capturar o sol não apenas do lado voltado para o Sol, mas também da luz refletida no chão na parte inferior escura. Ao mesmo tempo, um GPS permite que eles se inclinem em um eixo de leste a oeste para serem sempre apontados em um ângulo ideal para capturar os raios de Sol.

.

Embora painéis de dupla face e painéis solares sejam usados atualmente, os modelos que combinam as duas tecnologias não estão amplamente disponíveis para uso comercial. Especialistas em energia solar preveem um crescimento explosivo no mercado em breve. E o novo estudo mostra que seu amplo uso trará grandes vantagens econômicas e energéticas.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo