Buscar
  • Rhaissa Tavares

Perguntas Frequentes Sobre Placas Solares


Fonte: Portal Construção Fácil, 2020.



Quanto custa ter energia solar?

Isso pode variar muito de acordo com o seu consumo, e com o quanto você quer gerar e economizar. Se você consome muita energia, seu projeto custará mais, e caso possua um baixo consumo, seu projeto também custará menos. É o seu consumo quem determina o preço da sua usina solar. Mas de modo geral, os sistemas mais baratos giram em torno de R$ 9,000. Você pode nos mandar uma foto da sua conta de energia clicando no botão abaixo, e faremos um orçamento específico para você.




Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica gera eletricidade através do efeito fotovoltaico; o sol é utilizado como fonte de energia. O funcionamento das usinas solares depende dos painéis fotovoltaicos que captam a luz e geram correntes elétricas contínuas, que posteriormente são convertidas em correntes alternadas pelo inversor solar do sistema. Dessa forma, a eletricidade está pronta para ser distribuída no local, ser injetada de volta na rede elétrica e gerar créditos de energia ou ser armazenada em baterias (sistema off grid).


Fonte: Empresa Luz Solar, 2021.



De quanto tempo é a garantia ?

Cada elemento do sistema terá um tempo de garantia diferente. As placas geralmente possuem média de 12 anos de garantia, os inversores entre 5 e 10 anos, de acordo com o fabricante. O string box, em média, possui garantia de 1 ano, e as demais estruturas de fixação variam conforme o fabricante.


Lugar com muita sombra pode gerar energia solar?

O uso dos painéis solares predispõe a abundância de luz do sol. Quanto menos horas de luz incidirem sobre as placas, menor será a eficiência do seu sistema. Ou seja, em lugares com muitos prédios e árvores, a produção de energia será porporcionalmente menor. Em dias nublados ou chuvosos isso também acontecerá.


Quais as vantagens da energia solar? São inúmeras! Mas podemos elencar algumas: Redução na conta de energia;

Longo prazo de garantia dos equipamentos;

Autonomia energética. Ou seja, você se livrará dos aumentos de bandeiras tarifárias na sua conta de luz;

Valorização do seu imóvel. Sua residência valerá muito mais com uma usina solar instalada;

Você pode usar os créditos gerados no verão durante o inverno, quando a geração de energia é menor.


Eu vou zerar a minha conta de luz?

Não. Se você optar pelo sistema on grid, você continuará a pagar a taxa mínima, impostos e Iluminação Pública. O sistema On Grid é o mais utilizado nas residências e empresas, mas ele não te livra 100% da concessionária de energia. O sistema que te dá 100% de autonomia é o Off Grid. Mas este sistema é caríssimo, e usado de maneira mais comum em lugares mais remotos. Eu posso transferir a energia solar gerada para outro imóvel?

Transferir energia, não. Transferir créditos, sim. Com o sistema On Grid, você poderá injetar de volta na rede da concessionária a energia excente. Essa injeção será contabilizada pelo medidor bidirecional que registrará tudo o que você consumir da rede e tudo o que injetar com seu sistema solar. O que for injetado gerará créditos que podem ser usados por você em até 60 meses. Esses créditos podem ser compensados na unidade geradora da energia, ou qualquer outra em que a titularidade esteja no seu nome.


Sistema solar faz barulho?

Não, os equimapentos que compõem a usina solar são totalmente silenciosos.


Caso tenha mais dúvidas, entre em contato conosco que podemos esclarecer!


7 visualizações0 comentário