top of page
Buscar
  • Rhaissa Tavares

Qual a diferença entre sistema solar On Grid e Off Grid?



Já ouviu falar sobre esses dois tipos de sistema? É muito importante que você conheça a diferença entre eles antes de montar sua usina solar. Mas por quê?



Basicamente, eles se diferenciam pelo custo e pelo armazenamento da energia gerada.

No sistema on grid não há como usar a energia gerada em excesso posteriormente. O excedente é injetado de volta na rede da concessionária de energia, e isso será contabilizado como crédito para você. São esses créditos que garantem o desconto na sua conta de luz. Esse sistema é o mais usado em residências e empresas, e possui custo mais baixo.



Fonte: Google Imagens




Já no sistema off grid, a energia será armazenada em baterias, e a energia produzida em excedente poderá ser utilizada posteriormente. No inverno ou quando houver queda de energia, por exemplo. Esse sistema é geralmente utilizado em locais mais isolados, onde a rede de distribuição de energia não passa, como fazendas e propriedades rurais mais remotas. Embora a autonomia energética seja de 100%, as baterias possuem vida útil, geralmente, menor que a das placas, e possuem um custo muito elevado.



Fonte: Google Imagens


Deste modo, podemos entender que embora sejam ambos sistemas que utilizam a energia do sol para gerar corrente elétrica, cada um possui características e processos distintos, bem como custos de intalação diferentes. Mas, para cada tipo de necessidade, há um tipo de sistema adequado.


4 visualizações0 comentário
bottom of page